Apoio discente

Os discentes do Curso de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) contam com uma estrutura de Apoio Discente, disponibilizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), por meio da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).  A Proaes desenvolve políticas de apoio estudantil, de acordo com os objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), visando contribuir na formação profissional e construção de cidadania através dos seguintes programas: Apoio (ao Estudante Estrangeiro, ao Estudante com Deficiência, Emergencial e Transporte); Auxílio (Alimentação para os Estudantes das Unidades Acadêmicas fora da Sede, Saúde, Creche e Moradia) e Bolsa (Acolhimento para Estudante Ingressante, Desenvolvimento Acadêmico, Alimentação e Atleta). Destacam-se a Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico e o Apoio Emergencial. A primeira integra ações de apoio socioeconômico ao acadêmico, contribuindo para o desenvolvimento do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para a melhoria do desempenho acadêmico. O segundo apóia o estudante que, por questões emergenciais, não consegue suprir suas despesas para estudar na UFF. Ambas visam à redução das taxas de evasão e reprovação. Entre outros programas da Proaes, constam: Infraestudantil, Pró-aluno e Altos Estudos. O primeiro contribui para a melhoria das instalações físicas das organizações estudantis, por meio de aquisição de equipamentos, mobiliário e material de consumo, mostrando disposição institucional em estimular os discentes a participarem dos centros acadêmicos.  O segundo apoia a participação do discente em eventos externos, tais como visitas técnicas e eventos acadêmico-científicos ou estudantis, através da concessão de transporte e confecção de pôster. O terceiro desenvolve o potencial dos estudantes com habilidades especiais, acelerando sua formação em nível de pós-graduação. O Curso de Matemática participa desse Programa junto ao Curso de Mestrado em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda. As informações e normas para candidatura aos programas estão na página eletrônica www.proaes.uff.br. A Proaes disponibiliza um ônibus para transporte dos alunos entre os campi do Pólo Universitário de Volta Redonda, passando por diversos pontos estratégicos, tais como rodoviária e restaurante popular, aumentando assim a acessibilidade dos alunos.

A UFF estimula o processo de internacionalização da universidade apoiando atividades de intercâmbio e cooperação internacional; promove articulações com instituições universitárias estrangeiras e organizações internacionais, através da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). A UFF oferece aos seus discentes programa de monitoria que visa um melhor aproveitamento nas disciplinas.

O ICEx conta com o Serviço de Apoio Especializado (SAE), que acolhe os estudantes ingressantes; elabora um perfil dos estudantes com vulnerabilidade socioeconômico; e divulga amplamente os editais da UFF referentes às bolsas de auxílio. Há também o acompanhamento do desempenho acadêmico dos discentes contemplados nos programas da PROAES. No âmbito do apoio psicológico, o serviço orienta, acompanha e encaminha, quando necessário, os estudantes que demonstram distúrbios ou transtornos que afetam seu desempenho. Outra função é o apoio às iniciativas discentes de assistência social como o Projeto Próximo mais Próximo, gerido pelos estudantes, buscando auxilio imediato aos discentes mais carentes da UFF em Volta Redonda.

Últimas Notícias

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados