Física Computacional

Curso de Bacharelado em Física com ênfase em Física Computacional

Ementas

Fluxograma do Curso

A Física é uma área do conhecimento que é base de inúmeros avanços tecnológicos. Além disto, a Física tem expandido suas fronteiras com seus profissionais atuando de forma intensa em áreas multidisciplinares com interfaces com a Biologia, Computação, Química, Mercado Financeiro,  Setores Produtivos, entre outras. Em todas estas áreas a computação exerce um papel cada vez mais relevante, de modo que associar conhecimentos de Física e Computação na formação de um profissional amplia os horizontes de atuação e perspectivas profissionais do mesmo..

Número de Vagas:  71 vagas por semestre

Inscrições:  www.vestibular.uff.br
Contato: fisica@puvr.uff.br

Perfil do Profissional:

O Bacharel em Física com ênfase em Física Computacional terá formação sólida em Física, de modo que poderá atuar nas mesmas áreas do Bacharel em Física de formação tradicional. Isto, associado ao conhecimento avançado em técnicas computacionais diversificadas  e de alto desempenho, permitirá que este profissional esteja habilitado a atacar problemas físicos e aplicados complexos através de simulações e/ou modelagens computacionais.
Além das habilidades de um bacharel em Física, o profissional  de Física computacional poderá:
1. Simular/Modelar computacionalmente fenômenos  físicos a partir de conceitos e princípios gerais da física;
2. Tratar computacionalmente dados experimentais de forma a poder trabalhar em interfaces entre simulação / experimentação, habilitando-se ao desenvolvimento de novas tecnologias ou ao desempenho de funções em setores de produção tecnológica.
3.  Desenvolver atividades multidisciplinares entre a Física e diversas outras áreas, atuando em  diferentes setores da sociedade que necessitam modelagem e/ou simulação computacional como  em setores de produção tecnológica, no setor financeiro, entre outros.

Mercado de Trabalho

O  mercado é crescente para o profissional em Física Computacional e vai desde a atuação acadêmica em universidades e institutos de pesquisa até setores produtivos tecnológicos e financeiros.

Exemplos:
-Atuação em universidades e institutos de pesquisa ceintífica básica ou aplicada nas áreas de física ou multidisciplinares. A Graduação em Física Computacinal prepara o aluno para  relaizar Mestrado e Doutorado nestas áreas;
– Atuação na indústria  automobilística, aeronútica e naval. Como? A simulação computacional pode ajudar no desenvolvimento de veículos de melhor performance aerodinâmica, enérgica  e  ecológica;
– Atuação em empresas fabricantes de softwares e games. Como? O conhecimento em Física pode levar um bom programador a produzir softwares que simulem fenômenos físcios ou pruduzir games mais próximos da realidade.
– Atuação em instituições financeiras. Como? Modelagem estatística de comportamento de consumidores, modelagem estatística de dados do mercado de ações. Esta é a chamada “econofísica”.
– Atuação em instituições de pesquisa em saúde pública. Como? Modelagem estatística da evolução de doenças infectocontagiosas,  modelagem da ação de vacinas para certas doenças virais.

 …Entre outras atividades

Campus:

O curso de Física Computacional estará sediado no novo Campus Aterrado do PUVR.


Campus Aterrado

Laboratórios:

O curso contará com laboratórios equipados com experimentos modernos associados à aquisição de dados informatizada. Teremos os seguintes laboratórios:

– Laboratórios didáticos de Física I,  Física II e Física III:  abordando as áreas de Mecânica, Termodinâmica, Ondulatória, Acústica e Eletromagnetismo;

– Laboratório didático de Ótica:  abordando ótica geométrica e instrumental, além da ótica ondulatória e recentes aplicações tecnológicas;

– Laboratório didático de Física Moderna:  abordando a teoria quântica e atômica,  além de experimentos com aplicação tecnológica.

– Laboratório Computacional de Alto Desempenho:  Laboratório com computadores modernos, além de Clusters para computação de alto desempenho.

Atividades Específicas:

– Iniciação Científica:  Nesta atividades o aluno terá oportunidade de participar de projetos de pesquisa na áreas de Física Geral, Física Computacional ou Multidisciplinares, permitindo seu acesso aos laboratórios avançados de Pesquisa da UFF. Em geral, alunos de iniciação podem receber uma bolsa de agências de fomento à pesquisa tais como o CNPq, FAPERJ e a própria UFF.

– Estágios Científicos e Tecnológicos: Esta atividade optativa prevê a realização de estágios em laboratórios de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico em todo Brasil, tanto na área de Física Computacional quanto em áreas que utilizem simulações e/ou modelagens computacionais. O aluno poderá se candidatar à apoio da PROAC nesta atividade através do Bolsa-Estágio.

Atividades Gerais:

Monitoria: Esta atividade é uma das mais tradicionais na Universidade e os alunos, a partir do segundo semestre podem se candidatar para realizar monitoria de disciplinas de seu interesse. Trata-se de um trabalho de acompanhamento e tutoria de alunos juntamente com os professores. Pela realização desta atividade a PROAC oferece bolsas de Monitoria.
Programa especial de Treinamento- PET: Busca propiciar aos alunos de graduação, sob a orientação de um professor-tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica e resultem na melhoria da qualidade dos cursos envolvidos, permitindo, tanto aos alunos bolsistas quanto aos demais alunos do curso, uma formação diversificada e uma melhor qualificação profissional, como pessoas e membros da sociedade
Extensão: A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) é responsável por inúmeros programas, projetos, pesquisas e eventos que interligam a universidade nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas da sociedade, possibilitando a formação do profissional cidadão e se credenciando, cada vez mais, como espaço privilegiado de produção de conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.

Programas:

            A UFF tem programas de grande alcance que auxiliam a permanência de alunos com problemas socioeconômicos na Universidade, tais como Bolsa-Alimentação,  Bolsa de Apoio Emergencial, entre outras ( mais informações – http://www.proac.uff.br/programas/programas-e-bolsas ).

Últimas Notícias

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados