Educação contra as drogas: A Química a favor da vida

Título: Educação contra as drogas: A Química a favor da vida

Coordenador: Prof. Thiago Simonato Mozer (Departamento de Química)

Discente bolsista: Sabrina Cesário Jácone (curso de Licenciatura em Química)

Discentes voluntários:

Camila Lopes Rosa Teixeira (curso de Licenciatura em Química)

Lucas de Moraes Coelho (curso de Licenciatura em Química)

Resumo:

Este projeto de extensão tem como objetivo a elaboração e apresentação de conteúdo educativo sobre o que são drogas ilícitas, como elas agem no organismo do ser humano, os danos que podem causar ao organismo do usuário e problemas de cunho social associados ao uso de drogas. Nesta abordagem serão mostradas ilustrações da estruturas moleculares e grupos funcionais presentes nas drogas ilícitas: cocaína, maconha, crack, LSD e ecstasy. Paralelamente serão apresentados os efeitos e danos que as mesmas podem causar no sistema nervoso central e na saúde física e mental do usuário. Alguns problemas de cunho social como desemprego, pobreza, educação precária e criminalidade, que podem estar associados ao uso de drogas, também serão levantados. Por fim, serão apresentadas as alternativas e tratamentos que são utilizados para dependentes químicos atualmente e os meios pelos quais esses dependentes podem buscar uma recuperação da dependência química. O conteúdo será apresentado na forma de palestra educativa para estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas de Volta Redonda – RJ e/ou cidades vizinhas.