Thiago Simonato Mozer

Doutor em Química Orgânica (UFF/2009)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1140431324453069
E-mail: thiagomozer@id.uff.br

Linhas de Pesquisa:

Produção de combustível gasoso através da gaseificação catalítica a vapor de biomassa *
O hidrogênio é o combustível ideal para as células a combustível, que são sistemas que geram energia elétrica a partir da reação do hidrogênio com o oxigênio do ar, este mecanismo é mais eficiente para a geração de energia que os motores de combustão convencionais.
Atualmente o hidrogênio é produzido principalmente a partir da reforma a vapor de combustíveis fósseis. Sabe-se que o petróleo é um recurso natural não-renovável, ou seja, no futuro ele irá acabar. Atualmente existe uma necessidade e já estão sendo desenvolvidos estudos com a finalidade de produzir hidrogênio a partir da biomassa, que é um recurso natural renovável.
Este trabalho tem como objetivo realizar, em laboratório, experimentos de gaseificação catalítica a vapor da biomassa (cerragem da madeira de eucalipto, bagaço de cana e bagaço de microalga), um rejeito que seria descartado, com intuito de produzir combustível gasoso rico em hidrogênio. Esta gaseificação é catalítica, ou seja, serão estudados catalisadores adequados para este processo.

Oxidação seletiva do CO em correntes de H2*
A pilha a combustível de membrana polimérica eletrolítica (PEMFC) produz energia a partir da reação entre o H2 e o O2. Este processo de geração de energia é bastante interessante já que o produto da reação é a H2O. A PEMFC vem sendo estudada devido à sua alta eficiência a fim de ser utilizada em veículos de baixa emissão de poluentes.
O principal processo industrial de produção de hidrogênio é a reforma a vapor de combustíveis. O H2 proveniente deste processo contém cerca de 1% de CO.
A presença de CO em concentrações acima de 10 ppm envenena o anodo da PEMFC comprometendo o seu funcionamento. O CO dever ser removido da mistura rica em H2 antes de ser utilizado na PEMFC.
Entre os métodos de purificação do H2 pode-se citar a purificação com membrana, a metanação catalítica e a oxidação seletiva catalítica. Entre esses métodos a oxidação seletiva catalítica é o mais simples, de menor custo e mais promissor.
O objetivo da reação de oxidação seletiva de CO é oxidar o CO na presença de H2. Para esta reação, o catalisador deve possuir alta atividade para a oxidação do CO, mas por outro lado não deve ser seletivo para a reação indesejada de oxidação do H2 formando H2O.
* Estes trabalhos são realizados em colaboração com o RECAT / UFF

Últimas Notícias

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content