Danielle da Costa Rubim Messeder dos Santos

Doutora em Química Orgânica (UFF/2009)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3774442484775804
E-mail: daniellerubim@puvr.uff.br

Linhas de Pesquisa:

Efeito da adição de Y2O3 e CeO2 ao catalisador Ni/alfa-Al2O3 na reação de reforma autotérmica do metano.
A presente linha de pesquisa tem como objetivo avaliar o processo de reforma autotérmica, cuja principal vantagem é a produção de gás de síntese com razão H2/CO, facilmente ajustável através da razão CH4/O2/H2O na alimentação.
A reforma autotérmica do metano pode ser catalisada por vários metais de transição, sendo o Ni muito utilizado devido ao seu baixo custo. Com o fim de prolongar a vida útil e a estabilidade dos catalisadores de níquel, adicionam-se promotores, dentre eles Y2O3 e CeO2, que atuam como modificadores do suporte ou da fase ativa, inibindo a deposição de carbono na superfície do catalisador, aumentando seu tempo de vida, evitando a sua desativação.

Produção de H2 a partir da reforma em fase aquosa de etilenoglicol.
Uma vez que a biomassa é um dos recursos energéticos renováveis mais abundantes e responsável pela fixação de dióxido de carbono na atmosfera durante o processo de fotossíntese das plantas, vem sendo utilizada há séculos como uma fonte sustentável de combustíveis renováveis e químicos, livres de CO2.
Sendo assim, a presente linha de pesquisa tem como objetivo avaliar o processo a produção de hidrogênio a partir de biomassa (etilenoglicol), devido à importância do hidrogênio para a geração de energia. Nesta pesquisa, utilizam-se catalisadores de platina suportados em a-Al2O3, CeO2 e CeO2/a-Al2O3, promovidos com níquel.

Últimas Notícias

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content