Curso de Bacharelado em Matemática com ênfase em Matemática Computacional
Número de Vagas: 40 vagas por semestre.
Inscrições:As vagas são disponibilizadas pelo sistema SISU.
Grade Curricular: Clique aqui
Objetivos
O Curso de Matemática, titulação Bacharelado com ênfase em Matemática Computacional, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal Fluminense (UFF) tem como Objetivo Geral a formação de Bacharéis em Matemática com sólidos conhecimentos em Matemática Pura e Aplicada, e em métodos computacionais que lhe permitam tratar problemas da Matemática e áreas afins a partir da simulação e/ou modelagem computacional.
A formação do egresso permite também que o mesmo prossiga, com sucesso, em programas de pós-graduação em Matemática ou áreas afins tais como Matemática Aplicada, Matemática Computacional e outras, visando o preparo para a pesquisa e carreira no Ensino Superior. O Curso visa formar um profissional capacitado para atuar tanto no ambiente acadêmico como no mercado de trabalho em setores da indústria e serviços.
O Curso tem como Objetivos Específicos:
— Fornecer ao discente uma formação sólida e abrangente em Matemática Pura e Aplicada.
— Capacitar o discente a aplicar os conhecimentos matemáticos na simulação e/ou modelagem computacional.
— Promover a geração e difusão de conhecimento na área de Matemática.
— Suscitar no discente o desejo permanente de aperfeiçoamento profissional.
— Estimular o conhecimento dos problemas atuais da sociedade, em particular, os regionais, para prestar serviços especializados e estabelecer com essa uma relação de reciprocidade.
— Incentivar a utilização de recursos tecnológicos, aplicando os conhecimentos teóricos e técnicas computacionais adquiridos ao longo da sua formação acadêmica.
— Preservar a Cultura Matemática.
Perfil do Profissional
O Perfil do Profissional do Curso de Matemática, titulação Bacharelado com ênfase em Matemática Computacional, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal Fluminense (UFF) está em consonância com as recomendações citadas no Parecer CNE/CES 1.302/2001, referencial para as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de Matemática, a respeito do perfil do formando em Matemática, modalidade bacharelado. Nesse contexto o Curso de Matemática do ICEx garante que o egresso tenha uma sólida formação de conteúdos de Matemática; e formação que lhe prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional. Além da atuação acadêmica no Ensino Superior, o egresso do Curso é apto a integrar equipes de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de institutos, indústrias ou empresas.
O Curso de Matemática do ICEx atende ao objetivo geral definido em seu Projeto Pedagógico Curso (PPC) fornecendo ao egresso do Curso uma sólida formação em Matemática Pura e Aplicada, além de conhecimentos avançados em técnicas computacionais diversificadas, provendo o profissional com as habilidades necessárias para a abordagem de problemas complexos através de simulações e/ou modelagens matemáticas. Dessa forma, o egresso do Curso pode contribuir para o avanço científico nas áreas de ciências exatas e computação.
As habilidades e competências do Curso são definidas no PPC, em conformidade com o Parecer CNE/CES 1.302/2001, no que diz respeito aos cursos de matemática, modalidade bacharelado, e de acordo com as necessidades inerentes a área de Matemática Computacional. O raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas fazem do matemático um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho, tanto no ambiente acadêmico como extra-acadêmico, onde o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável.
Para este fim, o egresso do Curso desenvolve as seguintes competências e habilidades básicas de um Bacharel em Matemática:
01 – capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
02 – capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
03 – capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
04 – capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
05 – habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
06 – estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
07 – conhecimento de questões contemporâneas;
08 – educação abrangente, necessária à compreensão do impacto que as soluções encontradas exercem num contexto global e social;
09 – participar de programas de formação continuada;
10 – realizar estudos de pós-graduação;
11 – trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber.
No que tange a área de Matemática computacional, o profissional formado pelo Curso adquire competência e habilidade para atuar em áreas como as de modelagem matemática, desenvolvimento de algoritmos, utilização de métodos computacionais em matemática, análise numérica, tratamento de dados, computação de alto desempenho, entre outras.
Campus:
O curso de Matemática Computacional é sediado no novo Campus Aterrado do PUVR.
Laboratórios:
— Laboratório Computacional de Alto Desempenho: Laboratório com computadores modernos, além de Clusters para computação de alto desempenho.
— Laboratórios de Informática: O Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal Fluminense (UFF) conta com três Laboratórios de Informática, que são utilizados para fins pedagógicos e científicos.
Atividades:
— Iniciação Científica: Nesta atividades o aluno tem a oportunidade de participar de projetos de pesquisa nas áreas de Matemática, Matemática Computacional ou Multidisciplinares, permitindo seu acesso aos laboratórios avançados de Pesquisa da UFF. Em geral, alunos de iniciação podem receber uma bolsa de agências de fomento à pesquisa tais como o CNPq, FAPERJ e a própria UFF.
— Monitoria: Esta atividade é uma das mais tradicionais na Universidade. Trata-se de um trabalho de acompanhamento e tutoria de alunos juntamente com os professores. Pela realização desta atividade a PROAC oferece bolsas de Monitoria. A partir do segundo semestre os alunos podem se candidatar para realizar monitoria de disciplinas de seu interesse.
— Programa especial de Treinamento- PET: Busca propiciar aos alunos de graduação, sob a orientação de um professor-tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica e resultem na melhoria da qualidade dos cursos envolvidos, permitindo, tanto aos alunos bolsistas quanto aos demais alunos do curso, uma formação diversificada e uma melhor qualificação profissional, como pessoas e membros da sociedade
— Extensão: A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) é responsável por inúmeros programas, projetos, pesquisas e eventos que interligam a universidade nas suas atividades de ensino e pesquisa com as demandas da sociedade, possibilitando a formação do profissional cidadão e se credenciando, cada vez mais, como espaço privilegiado de produção de conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.
Programas Assistencias:
A UFF tem programas de grande alcance que auxiliam a permanência de alunos com problemas socioeconômicos, tais como Bolsa-Alimentação, Bolsa de Apoio Emergencial, entre outras (mais informações – www.proac.uff.br/programas/programas-e-bolsas).