Skip to content
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Colóquios da Física 2019 – 14/05

Postado por diego em 10/maio/2019 - Sem Comentários

Caros,

Dando prosseguimento a série  Colóquios da Física, gostaríamos de convidá-los para o seminário da próxima  terça-feira, 14 de Maio, às 16h10.

Palestrante: Prof. Dr.Fernando de Melo (CBPF)

Título:  “Mecânica Quântica em Perspectiva”

Resumo: 

A mecânica quântica se originou por volta de 1900, e foi prontamente empregada para descrever a escala atômica da matéria. Mais de um século depois, a mecânica quântica é uma das teorias mais testadas da ciência. Todas as suas previsões foram observadas com uma íncrivel precisão. O controle de sistemas quânticos alcançou níveis sem precedentes, culminando com o Prêmio Nobel de 2012 “por métodos experimentais inovadores que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais.” Nessa perspectiva, saber o que é o sistema sendo medido (quântico) e o sistema utilizado para a medição (clássico) era óbvio.

Essa perspectiva está mudando. Experimentos de fendas duplas com moléculas complexas, espelhos micrométricos resfriados até o estado quântico fundamental, e computadores quânticos com mil qubits já são realidade. Aspectos intrinsicamente quânticos são observados em sistemas cada vez maiores. A distinção entre sistema e aparelho de medição está cada vez mais difusa. O gato de Schrödinger, em certo sentido, está mais vivo do que nunca.

Neste colóquio, apresentarei um formalismo, dentro da mecânica quântica, que permite descrever um sistema em diferentes níveis de detalhamento, isto é, que permite alterar a perspectiva sobre um sistema dependendo do nível de resolução disponível/desejado. Mais concretamente, descreverei as propriedades das dinâmicas que surgem da mecânica quântica quando temos acesso apenas a uma descrição simplificada do sistema. Nosso formalismo pode ser visto como uma generalização da abordagem de descoerência.

Em seguida, mostrarei resultados do formalismo desenvolvido quando aplicados a duas situações: primeiro, observamos ondas de emaranhamento de spin efetivas em redes ópticas difusas. A partir de uma descrição efetiva da configuração experimental, determinamos o nível máximo de “zoom out” que ainda nos permite a observação de emaranhamento entre os spins. Em segundo lugar, analisamos como os observáveis efetivos começam a se comportar classicamente, permitindo a preparação de estados com duas grandezas macroscópicas bem definidas mesmo quando isso não é possível microscopicamente.

Referências

    [1] C. Duarte, G. D. Carvalho, N. K. Bernardes, F. de Melo, Phys. Rev. A 96, 032113 (2018).

    [2] P. S. Correia, F. de Melo arXiv:1902.08574

DATA:  14 de Maio de 2019 (terça-feira)

HORA: 16h10

LOCAL:  Sala 308C –  Instituto de Ciências Exatas – UFF – Campus Aterrado

                        Rua Des. Ellis Hermidio Figueira, 783 (Rua do Forum)

Será servido pequeno café às 15h50 em frente a Sala 308C.

Os Colóquios da Física de Volta Redonda são seminários sobre temas atuais de física, assuntos de pesquisa recentes com temas gerais ou aplicados, voltados para um público abrangente de alunos de graduação, pós-graduação, professores de física e áreas afins e pessoas interessadas em assuntos ligados à física, buscando enculturação científica.

 Att

Comissão de Colóquios

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Últimas Notícias

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.