Postado por STI/VCX em 23/nov/2018 - Sem Comentários
No dia 07 de novembro foi realizado em Volta Redonda o primeiro encontro intitulado “Inclusão no Ensino Universitário: um olhar de possibilidades”, promovido pelo Setor de Apoio Acadêmico. Técnicos administrativos e estudantes do campus Aterrado, Volta Redonda, se reuniram para partilhar experiências de inclusão e acessibilidade. Professores de diversos departamentos também marcaram presença no encontro, entre eles as professoras Marina Ribeiro e Jacqueline Bernardo, do Departamento de Matemática Computacional, Priscila Pires, do Departamento de Psicologia, Lúcia Assis, do Departamento Multidisciplinar e Alessandra Rufino, do Departamento de Química.
A programação contou com a presença de Igor Máximo Viana, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica – PPGEB CAp-UERJ, que apresentou seu trabalho enquanto professor de Atendimento de Educação Especializada (AEE) nas escolas da região Sul Fluminense. Igor é deficiente visual e fez um panorama histórico das mentalidades e concepções sobre as deficiências.
Inclusão e qualidade de vida para o estudante
A equipe do SAA apresentou suas frentes de atuação abordando os dados relativos aos alunos com deficiência, assim como os tipos de deficiência e as necessidades diferenciadas acolhidas pelo espaço. Neste sentido, também foram expostas as ramificações dos projetos – ancorados pelo setor – e anunciadas novas propostas, tal qual o Ateliê de Arte voltado à promoção de saúde e qualidade de vida do ambiente universitário.
Após um descontraído coffe break, promoveu-se um espaço de compartilhamento de experiências. Os alunos Paloma de Azeredo Alves (Química Licenciatura), Tulio Leal de Carvalho (Física Computacional) e Fábio Henrique Andrade (Química Bacharelado), que atuam como apoiadores vinculados ao SAA, fizeram apresentações sobre as estratégias de estudos e materiais acessíveis que utilizam em suas monitorias do projeto INCLUIR. “Foi uma troca reveladora e instigante”, afirmou Paloma Alves.
Igor Pires Meireles Machado, aluno bacharelando de Direito com baixa visão, contou um pouco da sua trajetória acadêmica ressaltando como as pequenas ações pontuais de inclusão, promovidas no âmbito universitário, são decisivas para garantir sua permanência neste processo de sua vida.
O evento também contou com a fala dos professores Carlos Vieira, do Departamento de Administração e Vera Lucia P. dos Santos Caminha, do Departamento de Física Computacional. O professor Carlos relatou sua experiência no trabalho junto ao aluno Igor Pires, ressaltando a importância de os docentes dialogarem com seus alunos, buscando alternativas pedagógicas que possam auxiliá-los sem, com isso, causar qualquer prejuízo ao currículo.Já a professora Vera partilhou com os presentes sua experiência enquanto coordenadora do projeto de pesquisa e extensão ADACA – Ambiente Digital de Aprendizagem para crianças autistas – junto das estagiárias Gabriela Chaves Pereira e Marcela Moreira Bornal,ambas alunas do curso de Psicologia.
A iniciativa do encontro também fez parte do projeto de extensão A inclusão de alunos com deficiência na educação superior e as flexibilizações curriculares, ofertado pela professora Caroline Vieira de Campos G. dos Santos, do Departamento Multidisciplinar.