Projovem Urbano 2012 é lançado na Rede Municipal de Ensino

02/07/2012

 

Na noite desta segunda-feira (18) aconteceu a Aula Inaugural do Projovem Urbano 2012. A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) apresentou no auditório do Instituto Santa Teresinha os profissionais da educação que irão ministrar aulas durante a nova etapa do referido programa. O projeto é voltada ao atendimento de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que ainda não concluíram o ensino fundamental e que pretendem concluir os estudos com qualificação profissional diferenciada. O objetivo é auxiliar que o jovem retorne à escola e tenha formação básica para inserção no mercado de trabalho.

O Projovem Urbano tem como finalidade proporcionar formação integral aos jovens por meio de uma efetiva associação entre: Formação Básica para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental, Qualificação Profissional com certificação de formação inicial, Participação Cidadã com a promoção de experiência de atuação social na comunidade. Autoridades do município compareceram ao evento que reuniu alunos matriculados no programa. As escolas municipais Jorge Daniel de Souza Ramos, Júlia Quadros Peinado, Cristiano Rosa e Simpliciano Medeiros foram designadas pela Secretaria Municipal de Educação para dar suporte à coordenação geral do programa em relação ao processo de matrículas dos alunos da sede e do meio rural.

De acordo com coordenador geral do Projovem Urbano em Bragança, Marco Antônio Oliveira antes do início das aulas os educadores selecionados passarão por um processo de qualificação para atuarem em sala de aula. Durante a formação os professores terão acesso à linha programática de 2012 e serão acompanhados por uma equipe pedagógica qualificada. Para o vice-prefeito do município Américo Sarmento que participou da Aula Inaugural o programa cumpre um papel importante na promoção da inclusão social de jovens e sua reinserção na escola e no trabalho, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e exercício da cidadania. O Secretário de Educação do Município, Francisco Oliveira ressaltou o caráter formativo do Projovem Urbano e sua importância para a educação municipal. Oliveira destacou a mobilização feita pela rede municipal para a efetivação das matrículas e sensibilizou os alunos quanto ao acesso e à permanência no referido programa.

Os professores selecionados para iniciar os trabalhos no ano de 2012 são: Carmem Lúcia Tavares, Kelly Gonçalves da Costa, Ana Caroline Reis, Lúcia Helena de Brito, Fábio Benício Serra, Maria da Conceição Ferreira Monteiro, Gerson Alves Guimarães Júnior, Gláucia Nazaré Lima, Maria Bethânia das Neves, Leila Maria Teixeira Pereira, Benedita Ivany Oliveira, Sandra Maria Teixeira Gonçalves, Maria Rodrigues dos Reis e Mônica Farias Corrêa Osório. O programa concede aos jovens atendidos R$ 100 mensais, condicionados a 75% de presença nas atividades presenciais e a entrega de trabalhos pedagógicos.

 

Comunicação/SEMED

Fonte:

http://www.braganca.pa.gov.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1569%3Aprojovem-urbano-2012-e-lancado-na-rede-municipal-de-ensino&catid=1%3Anotas&Itemid=43