Colóquios da Física

Postado por diego em 09/dez/2019 - Sem Comentários

Teremos o último colóquio do ano,  fechando da série “Colóquios da Física” de 2019.

Terça-feira,  10/12, às 13h,

Palestrante: Prof. Dr. Licínio Portugal (UFF)

Título:O monopolo magnético de Dirac e a fibração de Hopf: a quantização da carga como um resultado puramente topológico.

Resumo: 

A matemática e o estudo do universo físico sempre caminharam em conjunto numa frutífera simbiose. Porém, em algum período do século 20 esta parceria outrora exuberante parecia perdida. Os matemáticos desenvolviam teorias cada vez mais abstratas enquanto os físicos se dedicavam a elaboração de teorias mais pragmáticas. No campo da física, entre as estrelas principais do saber teórico do século 20, estão as chamadas teoria de calibre. Estas teorias descrevem as interações elementares que fundamentam o celebrado Modelo Padrão.

Mas não foi até o final da década 1970, que a física teórica e a matemática puderam voltar a viver em comunhão. Yang percebeu que as teorias geométricas e topológicas sobre objetos matemáticos chamados de Fibrados  desenvolvidas pelos matemáticos do século 20 estabelecem o arcabouço matemático perfeito que sustentam as teorias de calibre. Uma correspondência de beleza rara e nada trivial foi criada, na qual um campo de calibre pode ser interpretado geometricamente como uma conexão em um fibrado principal.

Neste seminário contaremos o começo desta história. Como o trabalho de Dirac sobre o monopolo magnético e a quantização da carga pode ser interpretado como um resultado puramente topológico através do trabalho de Hopf. Baseado neste exemplo mostraremos que em linguagem matemática moderna podemos dizer que a quantização da carga utilizando o monopolo de Dirac é equivalente classificação do fibrado U(1) de acordo com a primeira classe de Chern.

 DATA:  10 de dezembro de 2019 (terça-feira)

HORA: 13h

LOCAL:  Sala 301-   Bloco B – UFF – Campus Aterrado

Rua Des. Ellis Hermidio Figueira, 783 (Rua do Forum)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Últimas Notícias

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content