Colóquios da Física

Postado por diego em 10/out/2019 - Sem Comentários

Dando prosseguimento a série  Colóquios da Física, gostaríamos de convidá-los para o seminário na próxima  quarta-feira,  16/10, às 13h.

Palestra multidisciplinar na fronteira química/física.

Palestrante: Celso Yassuo Okada Junior ( doutorando UNICAMP-SP)

Título:  Por que o Brasil não produz tantos fármacos? O impacto da modelagem computacional neste desafio 

Resumo: 

anexo

Nosso país importa bilhões de dólares em fármacos anualmente, este desequilíbrio na balança comercial Brasileira tem como cerne o processo de produção de medicamentos feito no Brasil até o momento. Nesta apresentação será enfatizada a rota de produção de um fármaco e a interligação de diversas áreas do conhecimento para a produção de uma substância com efeito terapêutico desejado.

A modelagem computacional é uma ferramenta fundamental para o planejamento racional de fármacos, visto que é possível realizar previsões de conformações moleculares, interações intermoleculares e valores termodinâmicos, como energia livre de Gibbs (dG) entre receptor biológico e fármaco, com estes dados teóricos em mãos, é possível projetar uma “peça” ideal para se encaixar, de forma eficiente, no alvo biológico desejado.

O objetivo desta apresentação é evidenciar o impacto que a modelagem computacional tem gerado no processo de produção de novos medicamentos.

Figura 1 – Enzima como parte fundamental para a projeção de uma molécula via modelagem computacional.

 DATA:  16 de outubro de 2019 (terça-feira)

HORA: 13h

LOCAL:  Auditório –  Bloco B – UFF – Campus Aterrado

                        Rua Des. Ellis Hermidio Figueira, 783 (Rua do Forum)

Os Colóquios da Física de Volta Redonda são seminários sobre temas atuais de física, assuntos de pesquisa recentes com temas gerais ou aplicados, voltados para um público abrangente de alunos de graduação, pós-graduação, professores de física e áreas afins e pessoas interessadas em assuntos ligados à física, buscando enculturação científica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Últimas Notícias

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content