Colóquio da Física – 21/05

Postado por diego em 20/maio/2019 - Sem Comentários

Caros,

Dando prosseguimento a série  Colóquios da Física, gostaríamos de convidá-los para o seminário da próxima  terça-feira,  21/5, às 16h10.

  1. Palestrante: Prof. Dr. Rogério Menezes de Almeida (UFF)

Título:  Fluxo de neutrinos e fótons cosmogênicos à luz dos raios cósmicos colhidos pela Colaboração Auger 

Resumo: 

Apesar dos raios cósmicos terem sido descobertos há mais de um século por Vitor Hess, muitas perguntas ainda permanecem sem respostas, principalmente com relação às partículas com energias acima de 10^18 eV. Estas, denominadas raios cósmicos de energia ultra alta, possuem um fluxo extremamente baixo, da ordem de 1 partículas por km^2 por ano. Para estudá-las, um gigantesco observatório foi construido, chamado Observatório Pierre Auger. Neste colóquio, discutiremos como podemos inferir características das fontes que produzem estes raios cósmicos a partir das medidas do observatório Auger. À luz destes resultados, calculamos os fluxos associados de neutrinos e fótons. Finalmente, discutimos as perspectivas para a próxima geração de observatórios de neutrinos e raios gama para restringir as fontes de raios cósmicos.

DATA:  21 de Maio de 2019 (terça-feira)

HORA: 16h10

LOCAL:  Sala 308-C –  Bloco C – UFF – Campus Aterrado

                        Rua Des. Ellis Hermidio Figueira, 783 (Rua do Forum)

Será servido pequeno café às 16h

Os Colóquios da Física de Volta Redonda são seminários sobre temas atuais de física, assuntos de pesquisa recentes com temas gerais ou aplicados, voltados para um público abrangente de alunos de graduação, pós-graduação, professores de física e áreas afins e pessoas interessadas em assuntos ligados à física, buscando enculturação científica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Últimas Notícias

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content